Você sabe para onde está indo?

Você sabe para onde está indo?

“Entrai pela porta estreita (…) porque estreita é a porta, e apertado,
o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.” Mateus 7.13-14

Em meu primeiro ano de casado fui convidado para pregar no mês de aniversário da Congregação Monte Alegre, Congregação Presbiteriana pertencente à Igreja Presbiteriana da Lapa, em São Paulo. Eu e minha esposa ficamos com o coração alegre e cheio de expectativas para essa viagem. Além de levar a palavra, reencontraríamos nossos amigos e, também, nossos entes queridos. A maioria dos membros da Congregação era parente de minha esposa.

Já na estrada, curtiamos a viagem, quando, quase que sem aviso (é claro que eu que não vi), surge uma bifurcação no caminho. Depois daquela bifurcação, nosso destino não aparecia mais nas placas. Persistimos por alguns quilômetros, mas tinhamos tomado o caminho
errado. Tivemos que voltar.

O que aconteceria se continuássemos no caminho errado? Chegaríamos ao nosso destino? Mesmo com nossa intensão e empolgação para chegar, se continuássemos no caminho errado, nunca chegaríamos ao destino desejado. Chegaríamos em algum lugar, mas não aonde queríamos chegar.

Na primeira ilustração lançada por Jesus no final de seu ensino conhecido como “O Sermão do Monte”, Jesus nos alerta sobre esse grande perigo. Somos eternos e caminhamos para a eternidade. Há, porém, apenas dois destinos onde passar a eternidade: com Deus – a Bíblia
chama esse destino de novo céu e nova terra – ou separados dEle – a Bíblia chama esse destino de inferno. Jesus afirma que há apenas duas portas, dois caminhos, e dois destinos.

Jesus mesmo afirmou que o inferno é um lugar de sofrimento eterno, onde há choro e ranger de dentes. Pare um pouco para pensar e responda: Por acaso há algum ser humano no mundo inteiro que escolheria o inferno para passar a eternidade?

Qualquer pessoa em seu juízo perfeito responderia – claro que não! Jesus, porém, afirma que “são muitos os que entram por ela” – falando porta larga que conduz à perdição.

Sobre a outra porta, a estreita, cujo caminho é apertado, mas que é o caminho que conduz para a vida, Ele diz: “são poucos os que acertam com ela.” A imensa maioria da humanidade chegará ao inferno, mesmo que cheia de intenção de chegar ao céu como destino eterno. Encontrará a morte eterna, mesmo desejando a vida eterna.

Não é apenas a vontade de chegar que nos leva onde queremos chegar, mas se, na encruzilhada, tomamos a direção certa.

Jesus afirma: “Eu sou a porta”, e, ainda; “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. Isso quer dizer que a decisão deve ser a de crer em Jesus, como ele mesmo se revela – e fé é mais que afirmação ou boa intenção – fé é conhecer a verdade, tomá-la como verdade na mente e no coração e agir de acordo com essa verdade. Essa é a verdadeira fé em Jesus. Isso é entrar pela porta e percorrer o caminho certo.

Jesus é a grande encruzilhada que nos tira do caminho errado, Ele á a porta estreita para sairmos da estrada espaçosa que conduz à perdição.

Você sabe para onde está indo?

Não estou perguntando para onde você QUER IR, mas, para onde você ESTÁ INDO! Todos que chegarão ao inferno chegarão lá “sem querer”.
Quem sabe este escrito simples possa ser uma boa, ou quem sabe a última placa em seu caminho alertando sobre onde você está, qual é seu destino, e que direção tomar.
Tome a direção certa: Jesus! Deus te abençoe.

Rev. Hédin Charles Mendes

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário