Coragem para ser diferente

Coragem para ser diferente

“Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se…” Daniel 1.9a

Desde o início dos tempos, a estratégia de Satanás para iludir o homem é convencê-lo de que ele está perdendo alguma coisa ao permanecer nos caminhos do Senhor. Foi assim com Eva, quando Ele insinuou que Deus estava tirando a oportunidade do homem de ser igual a Deus.
A estratégia tem sido a mesma. Quando propostas grandiosas ou grandes riscos estão em nosso caminho, precisamos permanecer firmes.
Daniel e seus amigos, mesmo escravos, tiveram uma grande oportunidade ao serem levados para a Babilônia. Esses jovens são tirados de Jerusalém e levados para a maior e mais gloriosa cidade do mundo. Ao invés da morte, da fome ou da escravidão por serviços pesados, foram levados para o palácio. Foram matriculados na melhor “universidade” do mundo, onde estavam os melhores professores e recursos a fim de assumirem cargos de alto escalão na Babilônia.
Talvez hoje esse fosse o sonho de qualquer pai para o futuro de seus filhos. Estudo e sucesso profissional garantidos na maior cidade do mundo. Que oportunidade! Ainda mais diante de tantos judeus que estavam em situação miserável e terrível.
Porém, junto com a oportunidade, veio a prova! Daniel e seus amigos teriam que participar do que os demais participavam, mesmo que isso fosse pecado diante Deus. Participar da mesa cheia de alimentos consagrados a ídolos e claramente impuros segundo a Palavra de Deus.
Muitos poderiam racionalizar e inventar uma série de desculpas. “Dançar conforme a música” da grande Babilônia. Sentir-se privilegiado a tal ponto de negociar valores inegociáveis para não perder as vantagens que receberam. Muitos talvez cedessem ao medo, não apenas de perder os privilégios, mas de perder a vida ao contrariar a grande Babilônia. Mas não Daniel e seus amigos.
A Bíblia mostra que Daniel toma uma decisão. Essa decisão é a de não contaminar-se. A Bíblia afirma ainda mais, que Daniel decide firmemente, não contaminar-se.
Talvez você tenha decidido muitas vezes permanecer obediente a Deus e tem fracassado. Isso revela que falta para você firmeza quanto a essa decisão. Também revela que falta confiança em Deus.
A decisão precisa ser firme. Sempre que decidirmos por Deus, os testes quanto a nossas decisões virão. Tanto pode ser a possibilidade de perder alguma vantagem e conforto em troca de negociar nossa santidade, quanto o risco de a grande Babilônia, o mundo, voltar-se contra nós, perseguir-nos ao ponto de atentar contra nossa vida ou nossa família.
A experiência de Daniel, entretanto, mostra que vale a pena decidir pela santidade. Deus é maior que a Babilônia. Deus é maior que o mundo. Nenhum risco nesse mundo é maior que o risco de estar longe de Deus. Nenhum privilégio nesse mundo é maior que o privilégio da vida com Deus.
E você? Já tomou a decisão firme pela santidade? Que tal orar a Deus e fazer isso agora? Deus te abençoe!

Rev. Hédin Charles Mendes

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário