Deus se importa?

Deus se importa?

“Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão” João 11.21

A vida é um presente de Deus. Se existimos, existimos porque Deus, conforme sua vontade perfeita, nos deu vida, e, segundo o Salmo 139, esteve agindo em cada detalhe de nossa formação, mesmo no ventre de nossa mãe. Jesus nos informa que Deus cuida dos lírios do campo e dos pardais, muito mais ainda do homem, criado a imagem e semelhança de Deus.
É confortante saber disso, porém, por sabermos disso, por vezes podemos ficar confusos, tristes, decepcionados, ou até mesmo revoltados ao passar por algumas situações. Por vezes, mesmo quando oramos, podemos pensar que Deus está insensível a nosso respeito.
Essa foi a reclamação de Marta e depois de Maria a Jesus: “(…)Senhor se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido” Em outras palavras: “Onde o Senhor estava, Jesus, na hora em que mais precisávamos?”, ou, “Por que não agiu imediatamente quanto orei pela primeira vez?”
As palavras de Marta e Maria revelam um tom de decepção e acusação para com Jesus: Talvez pudéssemos traduzir por: O Senhor não se importa comigo realmente. O Senhor não me ama. Não posso confiar no seu cuidado. Acho que de fato estou sozinho mesmo neste mundo! Há aqueles que, nesse momento questionam até mesmo a existência de Deus.
Jesus nunca está insensível ao que acontece conosco. O texto nos diz em João 11.4 que a enfermidade de Lázaro não era para a morte, mas sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus fosse por ela glorificado. Aquela situação difícil na vida de Lázaro era para que a vida de Lázaro glorificasse a Deus e ao Filho de Deus. Qual é a finalidade principal do homem senão a glória de Deus? Por isso, tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus.
Jesus não se defende da acusação das irmãs, mas demonstra que se importa quando, no verso 33 lemos que Jesus agitou-se no espírito e comoveu-se. Como consequência de seu sentimento interior, vem a demonstração externa registrada no verso 35 da seguinte forma: “Jesus chorou”.
Jesus não apenas chora, mas Jesus age. Jesus não apenas age, mas age no momento certo. Jesus não apenas nos dá uma vida sem preocupações, mas uma vida que honra e glorifica a Deus.
Por isso, amado leitor, posso afirmar com toda certeza a você: Sim, Deus está envolvido em sua situação! Você não está sozinho! Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que O amam! Deus se importa com você!

Rev. Hédin Charles Mendes

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário