A força que vem da alegria

A força que vem da alegria

“…portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força.”
Neemias 8.10c

O livro de Neemias é o relato de um dos mais impressionantes feitos do povo de Deus. A reconstrução dos muros de Jerusalém.
O feito é impressionante pelo curto espaço de tempo empregado para a conclusão desta importante obra. O muro foi reconstruído em 52 dias apenas.
O caminho para a reconstrução dos muros, no entanto, foi cheio de desafios.
O povo teve que enfrentar oposições, divisões, insinuações, cansaço, medo, e muitas outras dificuldades. Houve mais de um momento em que Neemias precisou reanimar o povo, pois, diante dos desafios, foram tentados a desistir.
Situações difíceis podem nos levar ao desânimo. O desânimo é o fator que transforma nosso coração, apaga o brilho da fé nas promessas do Senhor, ao invés de coragem e confiança, leva à ansiedade, à insegurança e falta de confiança no Senhor.
Porém, assim como o abatimento e a tristeza trazem a debilidade e a fraqueza, a alegria é o fortificante para nosso coração abatido.
Essa alegria não é uma falsa afirmação para disfarçar a realidade ao nosso redor, nem uma alegria buscada em afirmações de livros estilo autoajuda, pensamentos positivos, ou ainda em festas cheias de elementos que somente oferecem a ilusão de que tudo está bem sem que realmente esteja. É a alegria real. Mais real e palpável que as próprias situações ao nosso redor.
É a alegria que vem do Senhor. A alegria de perceber pela fé que o Senhor nos chamou para uma nova vida em Cristo. De saber que Ele está conosco à semelhança da experiência de seu povo quando da reconstrução dos muros. É a alegria de saber que Deus está fornecendo tudo o que precisamos para participarmos da grande obra para qual Ele mesmo nos tem chamado. Obra em nossa família, na igreja e no mundo. Obra de Deus em nosso próprio coração.
Alegria que é baseada no Deus único e verdadeiro e em Sua Palavra que não falha. É a alegria de saber que não estamos à deriva, mas que o Senhor dirige os nossos passos. Deus é Todo-Poderoso, e nenhum dos seus planos será frustrado.
Não são, portanto, as situações ao nosso redor que definem nossa vida, mas sim, nosso Deus e Seu chamado para nós. “Fixamos nossos olhos não nas coisas que se veem, mas nas que não se veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas” (cf. 2Co4.18).
As circunstâncias podem ser complicadas, mas, quando tiramos os olhos delas, e olhamos para o Senhor, somos fortalecidos. A alegria do SENHOR é a nossa força! Deus te abençoe.

Rev. Hédin Charles Mendes ( revisão)

Nenhum comentário

Adicione seu comentário