IPCG
IPCG
Fundamentos da Reforma Protestante – Os 5 solas
Fundamentos da Reforma Protestante – Os 5 solas

Estamos à véspera de comemorarmos 499 anos da Reforma Protestante, movimento do qual nós, Igreja Presbiteriana, e muitas outras denominações evangélicas, somos fruto.
A Reforma Protestante foi um movimento que buscou, não a imposição de novidades para os cristãos, mas a busca pelos valores perdidos em meio à tradição da igreja na época. Ela eclodiu a partir do ato do Monge Agostiniano Martinho Lutero afixar suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, no dia 31 de outubro de 1517. A Reforma restituiu à Igreja a crença em doutrinas chaves, que se tornaram essenciais para a sua pregação e para distingui-la dos erros que continuaram e ainda podem ser vistos no meio religioso até os nossos dias. Essas importantes doutrinas são conhecidas por sua designação latina: Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia, Sola Fide e Soli Deo Gloria. “Sola” significa só ou somente.
Abaixo segue o significado de cada uma dessas doutrinas, retirado da Declaração de Cambridge, Massachusetts, EUA, de 20 de maio de 1996, realizada por uma Aliança de Evangélicos Confessionais, líderes e teólogos cristãos a fim de formular uma declaração doutrinária que representasse a base da fé protestante.

Sola Scriptura (Só a Escritura): Reafirmamos a Escritura inerrante como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência. A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado. Negamos que qualquer credo, concílio ou indivíduo possa constranger a consciência de um crente, que o Espírito Santo fale independentemente de, ou contrariando, o que está exposto na Bíblia, ou que a experiência pessoal possa ser veículo de revelação.

Solus Christus (Só Cristo): Reafirmamos que nossa salvação é realizada unicamente pela obra mediatária do Cristo histórico. Sua vida sem pecado e sua expiação por si só são suficientes para nossa justificação e reconciliação com o Pai.
Negamos que o evangelho esteja sendo pregado se a obra substitutiva de Cristo não estiver sendo declarada e a fé em Cristo e sua obra não estiver sendo invocada.
Sola Gratia (Só a Graça): Reafirmamos que na salvação somos resgatados da ira de Deus unicamente pela sua graça. A obra sobrenatural do Espírito Santo é que nos leva a Cristo, soltando-nos de nossa servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual à vida espiritual. Negamos que a salvação seja em qualquer sentido obra humana. Os métodos, técnicas ou estratégias humanas por si só não podem realizar essa transformação. A fé não é produzida pela nossa natureza não-regenerada.

Sola Fide (Só a Fé): Reafirmamos que a justificação é somente pela graça somente por intermédio da fé somente por causa de Cristo. Na justificação a retidão de Cristo nos é imputada como o único meio possível de satisfazer a perfeita justiça de Deus. Negamos que a justificação se baseie em qualquer mérito que em nós possa ser achado, ou com base numa infusão da justiça de Cristo em nós; ou que uma instituição que reivindique ser igreja mas negue ou condene sola fide possa ser reconhecida como igreja legítima.

Soli Deo Gloria (Só a Deus Glória): Reafirmamos que, como a salvação é de Deus e realizada por Deus, ela é para a glória de Deus e devemos glorificá-lo sempre. Devemos viver nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e para sua glória somente. Negamos que possamos apropriadamente glorificar a Deus se nosso culto for confundido com entretenimento, se negligenciarmos ou a Lei ou o Evangelho em nossa pregação, ou se permitirmos que o afeiçoamento próprio, a autoestima e a auto realização se tornem opções alternativas ao evangelho.

Que os valores resgatados na Reforma Protestante, valores tão importantes para o Reino de Deus e sua Igreja, possam estar sempre em sua mente e coração. Deus te abençoe!

Compilado por: Pastor Hédin Charles Mendes

IPCG
IPCG
IPCG
ENDEREÇO: Rua Coronel Saldanha, 1917, CEP: 85010-130 - Centro | Guarapuava/PR | Fone 42.3623-5791